top of page

"Seja o fracasso que deu certo"

  • Foto do escritor: Aline Esteves Carazza
    Aline Esteves Carazza
  • 9 de jan. de 2019
  • 4 min de leitura

Atualizado: 10 de jan. de 2019


Nota: Para você que é o "loser" entre os seus amigos ou a ovelha negra da família.


ree

Chega um momento em que você sente toda a cobrança da vida adulta bater na sua porta não é mesmo? Mas nem sempre você está preparado para abrir essa porta. Começa a bater aquele desespero: "qual caminho irei escolher?", "quais escolhas deverei fazer?". Alguns já tem em mente desde cedo o que querem seguir como carreira, as vezes por querer agradar os pais, por ser uma paixão firmada a muito tempo ou apenas pelo fato de ser uma profissão com um bom retorno financeiro. A questão é, que nem todos irão saber o que querem aos 17 anos, ou até mesmo depois dos 17 e isso deveria ser completamente normal.

Infelizmente há uma cobrança absurda para que logo nessa etapa conturbada da vida o jovem já esteja encaminhado, se direcionando na sua área e aqueles que não conseguem atingir esse princípio são vistos como atrasados, largados, dentre outras coisas que reduzam a pessoa ao fracasso. Precisamos perceber que essas coisas acontecem constantemente a nossa volta, não estamos sozinhos.

As vezes você pode se jogar de cabeça em uma coisa e não ser aquilo o que você queria, ou você pode amar estudar aquilo mas na prática não gostar... As vezes a faculdade não é o melhor ou único caminho para você, existem n possibilidades que devem ser consideradas e avaliadas antes de decidir o que quer fazer, como por exemplo estudar ou trabalhar no exterior ou montar o próprio negócio, ser um empreendedor quem sabe?

Sabe quando nos sentimos um fracasso total porque tudo indica que fizemos todas as escolhas erradas e que todos a nossa volta parecem conquistar o mérito esperado menos nós? Estamos frequentemente nos comparando com os outros sem perceber e nos cobrando demais porque temos medo do julgamento alheio, julgamento que as vezes nós mesmos estamos projetando. Ex: Trancou a faculdade e não conseguiu voltar "está perdendo tempo", fez cursinho e não passou no vestibular "não deu valor para o dinheiro que os pais investiram", perdeu o emprego ou nem experiência tem "incompetente", não sabe o que quer fazer de faculdade" "indecisão não leva a lugar nenhum", quer ser tatuador "vai passar fome", jornalista, músico, enfim... Temos que entender que cada um tem o seu tempo e respeitarmos isso, só assim poderemos aceitar melhor nossa própria condição e deixar de se cobrar excessivamente.

A sociedade pode te dizer que o que você quer não é o melhor para você, porque sabemos realmente que o mercado de trabalho está difícil hoje. Mas não se deve deixar limitar-se por isso, porque dificuldade encontraremos em qualquer profissão, umas mais do que as outras, e nada é realmente garantido principalmente se não nos empenharmos naquilo que queremos. Você nunca ouviu falar daquele conhecido que tem mestrado ou PHD mas não consegue emprego? Pois é. A verdade é que tudo depende muito em cada situação.

Afinal o que é ser bem sucedido? Íntegro? Quando não se está feliz naquilo que trabalha ou não se exerce com amor? A vida é curta demais para ficar em um escritório fechado se você gosta de lidar com pessoas, animais, ou mesmo estar em contato com ambientes diferentes. O que é ser bem-sucedido quando você tem espírito de liderança, criatividade mas é reprimido nas suas habilidades? Isso tudo termina só de um jeito, frustração.

E acredite, não há arrependimento maior do que deixar de tentar algo que você deseja realizar com todo o seu coração por medo de errar ou fracassar. As vezes é preciso se arriscar, a vida é feita de riscos afinal. Basta colocar tudo numa balança primeiro e ver os prós e os contras, entender que as vezes é necessário começar de baixo e fazer aquilo inicialmente como um hobby até que o mesmo dê mais retorno que seu emprego, e se agarrar quando aquela oportunidade aparecer.

Mas calma, respira fundo, coloca em pauta tudo aquilo que sonha, se planeje direito, organize sua vida para poder realizar esses objetivos, reveja suas prioridades sabendo também que algumas vezes será preciso abdicar de algumas coisas por exemplo o tempo livre, vida social, etc. Priorize sua saúde mental sempre e acima de tudo não deixe que os comentários alheios te façam abrir mão desses sonhos, não deixe que o seu desempenho atual te desanime, tente várias vezes de formas diferentes até que dê certo, persista e acredite.

Os Beatles foram negados por uma gravadora porque "bandas de rock com guitarras eram ultrapassadas" e Bohemian Rhapsody foi negada pela gravadora por ser "extensa demais e não ser o tipo de música que jovens ouviriam", e olha aonde chegaram hoje por acreditarem no seu sonho. Quantos cientistas foram condenados por causa de sua genialidade e ideias a frente do seu tempo?

Eu comecei a escrever para o blog Garota Alternativa depositando um pouco do meu mundo com as pessoas, mas demorei para publicar pelo fato de eu ser super auto-crítica. Não adianta, temos que nos desafiar certas vezes, nos permitir sair da nossa zona de conforto mesmo sabendo que muitas pessoas poderão não curtir o que fizermos. Um conselho meu: "Seja um fracasso, mas seja o fracasso que deu certo". O que te inspira a buscar seus sonhos hoje? Um grande abraço de uma garota alternativa.



Posts recentes

Ver tudo

Comentários


© 2023 por Tipo Diva Blog | Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

Join our mailing list. Never miss an update

bottom of page